So why aren't you a member? Join up!
This is a guest message and you can easily put whatever you want here to get potential members to join up. The text can be changed in seconds using the settings file. This message will only appear to guests but can be turned off completely if so desired.
Stawer

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

PT lidera ranking de pedidos de cassação de partido, diz TSE

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Netzwerk

Netzwerk
Amador

Amador

O PT é o partido que mais foi alvo de pedidos de cassação de seu registro político desde o fim do Estado Novo, em 1945. O partido, criado em 1980, já sofreu 12 pedidos de cassação, sem contar o mais recente, movido pelo deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), que ainda não chegou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Dos 12 que tramitaram no TSE, nove foram arquivados e três ainda aguardam uma posição dos ministros. Em segundo lugar no ranking do tribunal está o PV, com dois pedidos de cassação, ambos arquivados.

A "extinção" do PT tem sido uma das principais bandeiras de movimentos sociais contrários ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Na semana retrasada, Aleluia moveu uma ação pedindo o cancelamento do registro político do PT.

Segundo o parlamentar, o PT está subordinado a um grupo político estrangeiro conhecido como Foro de São Paulo, o que segundo a legislação eleitoral brasileira é proibido. "O PT é subordinado a uma entidade estrangeira. É submisso a ela e isso é proibido pela lei brasileira", afirmou o parlamentar.

O chamado Foro de São Paulo, segundo seu próprio site na internet, é um grupo de partidos de esquerda fundado em São Paulo em 1990 que tem como um de seus objetivos a "busca de um modelo alternativo de desenvolvimento com justiça social". Para os seus críticos, o Foro de São Paulo é uma entidade que visa implantar uma "ditadura comunista" em países sul-americanos.

Para o líder do PT na Câmara, Sibá Machado, o pedido de cassação do PT movido pelo DEM é uma "brincadeira" perigosa. "Isso é de uma arbitrariedade incrível, que mostra as origens autoritárias do partido. O que eles querem é tirar o PT da disputa presidencial de 2018 a todo custo porque sabem que, se o Lula for candidato, há grandes chances de ele vencer. Se eles continuarem com isso, o que é perigoso, não descarto ocorrer uma convulsão social", afirmou Sibá.

De acordo com a PGR (Procuradoria Geral da República), o pedido movido por Aleluia ainda aguarda um parecer do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot.

Mensalão e Lava Jato ditam pedidos

Exceto por um pedido feito em 1997 (e negado em 2000), os pedidos de cassação do PT podem ser divididos em duas fases distintas.
A primeira aconteceu entre 2005 e 2012, entre as primeiras revelações do esquema do mensalão e o julgamento do caso, que terminou com a condenação de 24 pessoas, entre elas a do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu. Nesse período, o TSE julgou oito pedidos de cassação do registro político do PT e todos os pedidos foram arquivados.

A segunda fase de pedidos de cassação do registro político do PT começou em 2014, em meio às revelações da operação Lava Jato, que investiga desvios de recursos da Petrobras. Desde o ano passado, três ações pedindo a extinção do PT já foram encaminhadas ao TSE, mas ainda não foram julgadas.

Um dos pedidos, feito pelo advogado Luiz Crema, tem como base o mesmo argumento utilizado por Aleluia: a suposta subordinação do PT ao grupo conhecido como Foro de São Paulo. O pedido de Crema está entre os que estão sendo analisados pelo TSE. 

NexT

NexT
Membro

Membro

Tudo termina em pizza nesse nosso Brasil.... E uma vergonha mesmo mais PT como os outros partidos são tudo da mesma laia ....

http://apolo-baiak.com

Netzwerk

Netzwerk
Amador

Amador

Sim, concordo são tudo da mesma laia, difícil ver um futuro nesse nosso brasil.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos